A procrastinação é o adiamento de uma ação necessária para a execução e conclusão de uma atividade ou tarefa. Também está associada a substituição de atividades importantes por outras, seja por darem prazer momentâneo ou por distração.
O que pode ser feito para ajudar a vencer a procrastinação?
Talvez o passo mais importante para vencer a procrastinação é reconhecer que na grande maioria das vezes, você adia tarefas importantes. Feito isso, tomar uma ação para mudar essa realidade que é aprender a fazer uma ótima gestão do tempo e passar a planejar e a executar as tarefas conforme o plano feito, evitando assim a não execução das tarefas necessárias para a conclusão dos projetos.
Utilize um aplicativo ou software de controle de tempo das tarefas, uma sugestão é a técnica pomodoro. Nessa técnica são determinados períodos de trabalho e descanso, de modo a evitar a perda de foco numa determinada tarefa.
Sempre que iniciares uma determinada tarefa, execute-a mantendo o máximo de foco. Para evitar distrações, procure deixar desativadas as notificações das mídias sociais como também, encontre maneiras de conscientizar as pessoas que moram na casa com você, da importância de que consigas trabalhar com o mínimo de distração possível.
Uma das melhores maneiras de executar tarefas complexas ou então desinteressantes é fazê-las logo no início da manhã. Para evitar a procrastinação, uma sugestão é resolver essas tarefas logo que surjam, pois dessa forma temos a oportunidade de vê-las resolvidas o mais rápido possível.
Sempre que surgir uma tarefa grande, procure dividi-la em tarefas menores e organize-a num cronograma de execução, considerando o prazo final. A visão das tarefas menores executadas, ajuda na percepção de que o projeto está andando tornando o processo mais prazeroso.
Comemorar a conclusão de pequenas tarefas no dia-a-dia com pequenas atividades prazerosas geralmente é um grande motivador para a execução das atividades mais desagradáveis que forem surgindo.
Da mesma forma, se permita comemorar também os projetos concluídos, pois são eles que efetivamente colocam dinheiro no bolso.
Deixe um comentário